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27/07/2014

Cinema III

Para esta semana proponho-vos uma reflexão sobre o uso do cinema em prol da política autoritária do século passado:  

A Arte da Propaganda
A nova técnica de comunicação com as massas
por Henrique Real


      Quando Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo e toda a linguagem que surgiu com esta tecnologia (o cinema), nunca imaginaram o poder que esta nova arte emergente teria na sociedade moderna. Como mais tarde se iria revelar, o cinema interagia diretamente com o espetador, fazendo-o chorar em cenas dramáticas, fazendo-o rir em cenas cómicas ou fazendo-o ansioso em cenas de suspense por exemplo, comunicando assim de forma interativa. A película influencia o estado de espírito do espetador proporcionando ao mesmo experiências ou sensações diferentes.
    Não demorou muito para que esta nova forma de arte não servisse várias outras necessidades aparentemente inesperadas ou incompatíveis, como por exemplo a propaganda política. Tanto os opressores como os inconformistas utilizaram o cinema para se expressarem e promoverem os seus ideais, tentando assim criar "fãs" para servir os seus princípios, aderir à sua luta ou até chegar a acreditar nos mesmos. Mais do que discursos pomposos e vozes cativantes e energéticas, o grande público (que era por sua vez pouco letrado) necessitava de uma interação mais direcionada à sua compreensão para que os objetivos dos propagandistas fossem atingidos com sucesso. Como a própria História nos pode mostrar, tanto Hitler como Estaline utilizaram o cinema para publicitarem os seus ideais e dar uma imagem por sua vez de acordo com aquilo que pretendia. No entanto, os ideais do primeiro nada têm a ver com os do segundo, mas o meio que ambos utilizam é simplesmente o mesmo. Como foi isto possível?
      No caso de Hitler, Leni Riefenstahl foi a artista utilizada para veicular o nazismo, realizando assim grandiosos filmes de propaganda nazi, onde Hitler era mostrado como o messias do povo alemão, por sua vez apoiado pelo seu poderio militar simbolizando assim o supremo poder da autoridade, mas ao mesmo tempo mostrando felicidade e satisfação na vida dos seus soldados e cidadãos, tentando passar a imagem do sucesso das políticas aplicadas. O povo alemão era também ele enaltecido, mostrando-se como uma raça superior e dominadora, durante toda a sua história e na atualidade, exibindo assim o poder militar e a exuberância das suas paradas para levantar a autoestima da população. Mas não foi só no campo politico-militar que Riefenstahl revelou ter mestria em escolher os planos certos e os movimentos de câmara bem organizados, pois as atividades desportivas (como os Jogos Olímpicos) também eram do agrado do povo alemão e por isso é que também foram utilizados como formas de propaganda indireta acabando por mostrar da mesma forma todo o esplendor ilusório da sociedade alemã. Tudo isto era feito com a elegância que era exigida para produzir uma imagem "correta" do povo alemão e do sucesso das suas políticas, levando assim o povo a acreditar e a apoiar tais dogmas. Por sua vez, Estaline utilizou Sergei M. Eisenstein para promover o comunismo e aliciar as massas a apoiar o mesmo, onde o povo é protagonista da sua luta, lutando assim pelos seus direitos contra os soberanos capitalistas que só se importam com o dinheiro e exploram os pobres que nada têm. Aqui Eisenstein procurara incluir nos seus filmes a realidade do povo trabalhador russo, mostrando as condições precárias onde este vivia e sensibilizando este grupo social para a revolta e para a violência com o objetivo de dar um rumo melhor às suas vidas. Estes filmes comunistas tentaram chocar o espetador nas cenas de pobreza e tentaram motivar o mesmo nas cenas de revolta, inspirando-lhes coragem para reagirem contra uma força que os oprimia. Tanto "O Triunfo da Vontade" ou "O Couraçado de Potemkin" são grandes filmes de propaganda política que iludiram e influenciaram as massas levando do cinema para o seu quotidiano as teorias ali incutidas para as poderem aplicar na prática.
      Mas o mais curioso é ver os métodos utilizados para transmitir os ideais políticos, pois ambos tinham técnicas cinematográficas diferentes que foram pioneiros na linguagem do cinema. Muitos outros cineastas posteriores foram diretamente influenciados por estes, embora os objetivos a atingir tenham sido completamente diferentes. Tudo para mostrar que, independentemente desses mesmos objetivos, os filmes podem ser feitos com arte e inteligência, contribuindo assim para o desenvolvimento do próprio cinema.



HR

     

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